Enslaved é uma banda de black metal/viking metal da Noruega, formada na cidade de Haugesund, Noruega.
Enslaved foi criada em 1991, pelo tecladista e guitarrista Ivar Bjornson Peersen e pelo baixista Grutle Kjellson. No Verão de 92 é gravada a primeira demo, com Trym na bateria.
No ano seguinte a banda apresenta a demo Hordanes Land, que foi lançada como Álbum split, em conjunto com a banda Emperor).
O ano de 1994 foi muito produtivo para a banda: na primavera é lançado o primeiro álbum Vikingligr Veldi e no Inverno é a vez de Frost. No início de 95 a banda inicia a Winter War Europe Tour ’95, tendo sido a primeira banda norueguesa de black metal a apresentar-se nos Estados Unidos, México e Canadá.
Pouco depois Trym Torson junta-se á banda Emperor. O próximo álbum, Eld, foi gravado com o baterista Harald Helgeson, mas a banda achou que não era uma boa solução e contratou Dirge Rep, bem como R. Kronheim.
Em 2000 é apresentado o álbum Mardraum: Beyond the Within. Este álbum originou grande agitação nos circuitos do metal extremo. Em 2001 Monumension teve a mesma recepção positiva, o que deixou a banda admirada. Em Março de 2002 Kronheim deixa a banda.
Below the Lights (2003) é uma mistura entre o black metal inicial da banda e o progressive e dark metal do álbum Mardraum.Dirge Rep deixa a banda após a gravação deste álbum. A banda aproveita este facto para mudar a formação: Cato Bekkevold, Arve Isdal e Herbrand Larsen juntam-se á banda. Esta nova formação grava o álbum Isa e em seguinda parte em tour pela Europa.
Enslaved recebe um grammy norueguês e um Alarm Price pelo álbum Isa. Seguem-se vários festivais durante 2005, que culminam no DVD Return to Yggdrasil.
Ruun, lançado em 2006, é aclamado pela crítica, e recebe o grammy norueguês de melhor álbum de metal de 2006. A banda participa em vários festivais de Verão. Em Setembro voltam a fazer uma tour pela Europa.
Nos inícios de 2007 a banda percorre durante um mês os Estados Unidos e o Canadá, juntamente com a banda Dark Funeral. Em Novembro a banda visita a Europa e os Estados Unidos na Enslaved World Tour Part II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário