sexta-feira, 27 de abril de 2012

Zakk Wylde


Zakk Wylde (nome artístico de Jeffery Phillip Wiedlandt; Bayonne, 14 de janeiro de 1967) é um músico e ator americano, célebre por ter sido guitarrista da banda de Ozzy Osbourne, ícone do heavy metal que o ajudou a se projetar como um dos mais famosos músicos do gênero na atualidade. Zakk também encontrou o sucesso com sua própria banda, o Black Label Society, onde exerce a função de frontman, compondo e cantando suas próprias músicas, sendo presença frequente no Tour do Ozzfest e recentemente em festivais
  

Carreira e vida pessoal

     Zakk Wylde pode ser considerado um dos guitarristas mais bem sucedidos de sua geração, acumulando vários títulos e prêmios, chegando a ser eleito "Most Valuable Player" (MVP) na eleição da revista Guitar World americana. Em 2005 foi eleito também como "Best Metal Guitarist", e recebeu ainda os prêmios de "Riff Lord" e "Golden God" da revista Metal Hammer inglesa.
Ao longo dos anos, Zakk Wylde desenvolveu vários projetos paralelos muito bem conceituados, como o álbum acústico Book of Shadows e o auto-intitulado álbum da banda de Southern Rock Pride & Glory, contando também com participações especiais em vários trabalhos de outras bandas, como o début do Damageplan (Vocalista convidado) e no álbum de Derek Sherinian, "Black Utopia", ao lado de Yngwie Malmsteen.
     Zakk Wylde aparece ainda em alguns DVD's com Ozzy Osbourne (Live and Loud / Live at Budokan) e em 2002 gravou o seu próprio com o Black Label Society (Boozed, Broozed and Broken Boned) em apresentação memorável no Harpo's em Detroit, onde junto com o grande público presente conseguiu em uma noite acabar com o estoque inteiro de bebidas da casa de shows durante as filmagens.[carece de fontes] Foi a primeira vez na história do Harpo's Concert Hall que tal fato aconteceu.
Zakk também já fez algumas aparições na TV, como no seriado de comédia "Crapshoot" com Jim Breuer, e atuou no cinema em Hollywood integrando o elenco de Rock Star, onde fazia o papel de "Ghode", o guitarrista da banda Steel Dragon, que havia sido criada especialmente para a ocasião, sendo responsável pela trilha sonora do filme, tendo ainda na sua formação nada menos do que os músicos Jason Bonham (UFO, bateria) no papel de "A.C.", Jeff Pilson (Dokken, baixo) no papel de "Jörgen", Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen's Rising Force, vocal) fazendo os vocais para o ator Mark Wahlberg e ainda o ator Dominic West como o guitarrista "Kirk Cuddy". O filme conta ainda com outras figuras conhecidas, como Nick Catanese (Black Label Society, guitarra) no papel do guitarrista "Xander Cummins", da banda fictícia Blood Pollution.
     Zakk é casado com sua antiga namorada desde os 16 anos, Barbaranne, com quem tem 3 filhos. Hayley-Rae, 14 anos, Jesse John Michael, 13 anos e Hendrix Halen Michael Rhoads, 4 anos ("homenagem" a Jimi Hendrix, John Michael Osbourne, Eddie Van Halen, Mike Piazza, e Randy Rhoads). Ele era um amigo muito próximo do falecido guitarrista Dimebag Darrell desde 1993, chegando inclusive a receberem de presente guitarras um do outro, em admiração mútua enquanto parceiros na música. Dimebag havia presenteado Zakk com uma exclusiva guitarra Dean Custom exibindo a pintura no design "Bulls-eye", marca registrada das guitarras de Zakk, pouco tempo antes de sua morte. Após o ocorrido, Wylde decidiu dedicar a música "In This River" ao amigo, citando que apesar da música não ter sido feita originalmente com esse propósito, a letra seria apropriada para a situação. Wylde tem oferecido a música "In this River" para Dimebag a cada execução da mesma em seus shows.
Zakk começou seriamente a se interessar pelas aulas de guitarra quando tinha seus 15 anos, na época em que trabalhava na Silverton Music, uma loja de artigos musicais em Silverton, New Jersey. Ele praticava com sua guitarra diariamente por cerca de 12 horas, o que acabou prejudicando seus estudos, já que ele estava sempre caindo de sono durante as aulas no colégio. Não demorou muito e começou a tocar em sua primeira banda, chamada Stone Henge e posteriormente integrou a banda local Zyris. Aos 19 anos e praticamente desconhecido, Zakk Wylde deu seu grande passo para a fama ao conseguir a disputada vaga de guitarrista na banda de Ozzy Osbourne, assumindo também a função de co-autor.
Zakk havia entrado para substituir o excelente guitarrista Jake E. Lee, que por sua vez era o substituto do lendário Randy Rhoads, que havia falecido aos 25 anos em um trágico e infeliz acidente aéreo em 19 de Março de 1982. Rhoads é tido como um verdadeiro ídolo para Zakk Wylde, que mandou construir uma espécie de altar em homenagem ao guitarrista que tanto o inspirou.
Existem várias histórias acerca de como Zakk conseguiu a vaga na banda de Ozzy. Uma das mais conhecidas está relatada a seguir:
  • A namorada de Zakk na época, Barbaranne (Hoje sua mulher), tinha ouvido no programa de Howard Stern no rádio, que Ozzy estava procurando por um novo guitarrista e enviou uma fita-demo. Ozzy rejeitou a fita assim como milhares de outras, dizendo se tratarem de "apenas mais um clone do Randy Rhoads". Mas algumas semanas depois, o baterista de Ozzy na época lhe disse ter descoberto um grande guitarrista de New Jersey e então Ozzy concordou em chamá-lo para uma audição. Tratava-se obviamente do próprio Zakk Wylde. Ozzy o reconheceu pela fita-demo e então o contratou.]
Ozzy viu passar por ele muitos guitarristas promissores após a saída de Jake E. Lee. Do dia de sua predestinada audição, Zakk se recorda ter sido contratado logo de cara, mesmo antes de começar a tocar, enquanto ainda afinava sua guitarra.[carece de fontes] Zakk foi admitido na banda solo de Ozzy em 1987 e sua primeira participação foi no álbum No Rest for the Wicked de 1988. Comenta-se que a primeira apresentação ao vivo com Ozzy teria ocorrido em uma penitenciária.[1]
Mais dois álbuns de sucesso se seguiram (Just Say Ozzy (1990) e No More Tears (1991)) obtendo enorme repercussão na mídia. Porém em 1992, após o término da turnê do álbum No More Tears, Zakk acabou saindo da banda de Ozzy e passou a se dedicar aos projetos paralelos que vinha desenvolvendo, lançando então o álbum auto-intitulado da excelente banda Pride & Glory, que misturava um som Southern Rock potente, carregado de levadas Blueseiras com o Heavy Metal. Há quem considere este álbum a pedra fundamental para o surgimento do Black Label Society.
      Em 1994 Zakk volta a trabalhar com Ozzy e as numerosas sessões de gravação do álbum Ozzmosis começam. Nessa mesma época, Zakk andou sendo sondado para integrar o Guns N' Roses, chegando a fazer algumas Jams com Axl Rose. Porém a falta de um acordo entre os advogados de Zakk e do Guns N' Roses, que enfrentava um processo judicial complicado após a saída dos membros originais, fez com que a entrada de Zakk na banda de Axl nunca acontecesse. Com tempo de sobra na agenda, Zakk compôs e lançou em 1996 o aclamado álbum acústico Book Of Shadows, considerado por muitos o que há de melhor na sua carreira.
     Paralelamente aos álbuns de Ozzy nos quais participou em seguida, Zakk começou a reunir idéias para um projeto solo de criar uma banda própria de Heavy Metal, inspirada nos moldes do Black Sabbath. Em 1998, em parceria com Phil Ondich (bateria), Zakk funda a banda Hell's Kitchen, posteriormente renomeada de Black Label Society, e em 1999 lança Sonic Brew, seu primeiro álbum com a nova banda, assumindo de vez sua vocação para o posto de frontman. A carreira solo de Zakk Wylde começou a crescer, lançando em seguida mais um álbum de estúdio e um ao vivo à frente do BLS.
Em 2001 Ozzy lança o álbum Down To Earth, no qual Zakk acabou não participando da composição de nenhuma das faixas. Na verdade Zakk já tinha um set inteiro de músicas prontas para colocar no álbum de Ozzy mas este as rejeitou, dizendo que "soavam muito Black Label". As músicas então rejeitadas por Ozzy foram todas utilizadas por Wylde no álbum 1919 Eternal, que curiosamente acabou se tornando um dos melhores álbum do Black Label Society, emplacando vários hits como Bleed For Me, Demise Of Sanity, Life, Birth, Blood, Doom, Bridge To Cross e Graveyard Disciples.
     Em 17 de Janeiro de 2006, em uma cerimônia aberta ao público, Zakk Wylde foi imortalizado no Hollywood Rock Walk of Fame, localizado na 7425 Sunset Boulevard, deixando impressas na calçada da fama suas mãos e assinatura, em reconhecimento à sua carreira vitoriosa enquanto músico e sua contribuição para a indústria musical. A cerimônia contou com a presença de várias estrelas do rock.
O Estilo de tocar de Zakk Wylde é geralmente caracterizado por pinch harmonics (Harmônicos Artificiais) e sua técnica nos solos se baseia no uso da Escala Pentatônica Menor, com Licks rápidos no formato box-pattern usando estritamente a palhetada alternada, criando um ataque com uma pegada bastante distinta, quando comparado com músicos com um estilo mais fluido de tocar. Outra característica notável de Zakk é o uso liberal do chicken picking, uma técnica geralmente relacionada ao estilo musical Country sendo raramente utilizada no Heavy Metal, possivelmente adquirida do músico Albert Lee, uma de suas influências.

Black Label Society ao vivo em Springfield, (2005)
Zakk é conhecido principalmente por sua preferência pelas guitarras Gibson Les Paul Custom com aquela que se tornaria sua marca registrada, a pintura única com o design em forma de alvo ("Bulls-eye", no Inglês) que ele deliberadamente adotou para que pudesse se diferenciar visualmente de seu ídolo Randy Rhoads (Apesar de ter usado por muito tempo um penteado idêntico), que geralmente tocava com uma Les Paul Custom creme.
A pintura "Bulls-eye" na verdade originalmente deveria se parecer com a espiral do filme "Vertigo", mas apesar dela ter vindo incorreta do Luthier, Zakk gostou do resultado e resolveu ficar com a guitarra assim mesmo. Curiosamente, Zakk possui também uma réplica da Guitarra "Flying V" de Rhoads que considera uma de suas favoritas.
     Em 2006, Zakk Wylde anunciou que estará entrando em estúdio para a gravação do novo álbum do BLS, chamado "Shot To Hell", que deverá ser lançado nos EUA em 3 de Julho, dando seqüência ao último álbum, Mafia (2005). Outro grande sucesso de Zakk Wylde foi a música "Stilborn" considerada por muitos admiradores de Zakk Wylde e suas músicas no Black Label Society a melhor de sua carreira solo Zakk também deu toques importantes nas músicas de Ozzy Osbourne como "Crazy Train" e muitas outras.












Nenhum comentário:

Postar um comentário